sábado, 7 de junho de 2014

Peyton Robertson

Peyton Robertson

Garoto inventou uma barricada contra enchentes mais leve e impermeável do que os tradicionais sacos de areia.
Como nativo da Flórida, Peyton Robertson de 11 anos, sabe os estragos que os furacões podem causar. Ele também sabe que grande parte dos danos causados por esses furacões vem de inundações de água salgada.
Ele cresceu vendo, em época de chuva forte, os adultos formarem muros de sacos de areia e mas aquilo era pesado para um garoto ajudar. Depois de ver as enchentes que aconteceram durante o Furacão Sandy, ele criou sacos mais leves para formar barricadas: um saco leve que é mais eficaz do que os tradicionais sacos de areia.
Com esta idéia ele ganhou um prêmio de US$25.000.
"Sacos de areia protegem contra as inundações, mas eles podem ser pesados e difíceis de transportar," ele explica. O Saco de areia de Robertson, desenvolvido com a orientação de um mentor, contém sal e um polímero expansível em vez de areia. A mistura é leve, quando seco, pesando cerca de um ou dois quilos. Mas quando inundado com água se expande e se torna mais denso que a água do mar. Um sistema de intertravamento, também desenvolvido por Robertson, mantém vários sacos no lugar enquanto o polímero se expande, garantindo que a água não escoe entre as lacunas.

"Adoro aprender sobre as coisas no mundo que são difíceis de explicar. Você pode encontrar ciência em tudo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário