quinta-feira, 5 de junho de 2014

As grandes invenções

Na escolha das maiores invenções da humanidade, cientistas deixam rigor de lado e cada um procura ser o mais original - e divertido – possível, por Ivan Finotti (Revista Superinteressante).

"Uma velha piada diz mais ou menos o seguinte: um cara está fazendo uma pesquisa nacional sobre a mais extraordinária invenção de todos os tempos. Durante suas viagens, vê-se no extremo sul dos Estados Unidos e encontra um cavalheiro distinto, balançando-se na cadeira na varanda da frente de sua casa. O pesquisador aproxima-se dele e pergunta:
– Senhor, se não se importa, eu gostaria de fazer-lhe uma pergunta para a pesquisa que estou realizando. Estou interessado em descobrir o que as pessoas consideram a maior invenção de todos os tempos. O senhor tem alguma opinião a respeito?
O velho cavalheiro coça a cabeça e então responde:
– Bem, eu diria a garrafa térmica.
Isso deixa o pesquisador perplexo.
– Senhor, das milhões de respostas que recolhi, ninguém falou da garrafa térmica. Pode ter a bondade de dizer por que ela é sua escolha?
– É fácil – diz o velho. – Veja, a garrafa térmica mantém o que é frio, frio. E o que é quente, quente. Mas como é que ela sabe?”
Contada pelo neurocientista cognitivo Marc Hauser, professor de Harvard, essa piada pode parecer não estar à altura de uma lista séria com as maiores invenções de todos os tempos. Mas tudo bem: a lista não é lá muito séria mesmo. Afinal, imagine uma centena de cientistas, pesquisadores, artistas e intelectuais tentando impressionar uns aos outros ao responder à pergunta: “Qual é a maior invenção dos últimos 2 mil anos?”. Foi exatamente o que aconteceu e é também o que faz ser tão interessante a lista coordenada pelo editor e ensaísta americano John Brockman em seu site Edge (www.edge.org).
A pesquisa, que deu origem ao livro As Maiores Invenções dos Últimos 2 Mil Anos, publicado no Brasil, traz a colaboração de gente como o grande especialista em inteligência artificial Rodney Brooks (que escolheu como a maior invenção o motor elétrico), o editor da revista Nature John Maddox (o cálculo) ou o maior evolucionista da atualidade, o inglês Richard Dawkins (o espectroscópio, aparelho que analisa a luz das estrelas e mostra do que são feitas).
Não se trata de uma ação isolada. A exemplo do que já acontece há alguns anos na indústria de música, cinema e entretenimento, listas parecem ser a nova coqueluche da ciência. Também acaba de sair por aqui o volume Idéias que Mudaram o Mundo, em que o historiador Felipe Fernández-Armesto lista 178 idéias que, adivinhe, mudaram o mundo.
As 10 maiores invenções tecnológicas:

Prensa Móvel
Telefone
Lâmpada
Câmera Fotográfica
Automóvel
Avião
Televisão
Bomba Atômica
Computador pessoal
Internet
Conheça a Associação Nacional dos Inventores (A.N. I)

A Associação Nacional dos Inventores (A.N. I) é uma entidade, fundada em 1992 que tem como principal objetivo incentivar o incremento tecnológico em nosso País. A A.N.I , através de seus profissionais, especializou-se não só no patenteamento de projetos em nome dos inventores, como também na comercialização destas inovações junto ao meio empresarial.
Assim sendo, a A.N.I é a primeira Associação de Inventores que procura incentivar e orientar inventores e empresas a tomarem novas diretrizes para os seus negócios. A entidade conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados oferecendo suporte e auxílio às pessoas que têm uma "idéia na cabeça" e não sabem como proceder para concretizá-la e rentabilizá-la para o mercado.

Intermediamos e orientamos contatos entre inventores e empresas/ indústrias, a fim de alavancar novos negócios e abrir novos horizontes. Estabelecida na cidade de São Paulo,em sede própria, a A.N.I possui um acervo de invenções com aproximadamente 1200 projetos/protótipos, onde em parceria com a Inventolândia, único Museu de Invenções da América Latina , vem realizando um trabalho pioneiro e gratificante de mostrar ao país a importância de um novo invento no mercado .

"Atestar a propriedade industrial sobre uma invenção, pelo registro de patente é sonho de muitos inventores no Brasil. A Associação Nacional dos Inventores (ANI) auxilia os criadores brasileiros a registrar e comercializar suas criações, e através do seu site com mais de 5 mil visitas / dia e o programa de tv "Idéias & Invenções" viabiliza muitas negociações junto ao meio empresarial" diz Carlos Mazzei , presidente da ANI.

Com mais de 3 mil associados e há 24 anos auxiliando os inventores brasileiros , a ANI dispõe de uma equipe de profissionais altamente qualificada para o apoio na concretização e na divulgação de novos projetos. A ANI presta suporte a inventores e empresários quanto à legislação que rege a propriedade industrial (marcas, patentes, direitos autorais, copyrights e registros de softwares) e no lançamento de produtos e projetos para diversas áreas da atividade industrial e comercial.

Marcas e Patentes. www.inventores.com.br | 11 3873-3211 | inventores@inventores.com.br