sábado, 7 de junho de 2014

Mãe inventa aparelho que dá esperança a crianças que não podem andar

A invenção de uma mãe está dando a muitos pais a esperança de que seus filhos com limitações físicas possam andar pela primeira vez. O produto chamado de Firefly UpSee é um equipamento que permite às crianças ficar de pé, ligadas a seus pais por uma série de tiras, com os pés presos a sapatos de borracha.
Debby Elnatan foi quem teve a ideia do Firefly UpSee, ainda quando seu filho Rotem era uma criança. Rotem, que hoje tem 19 anos, nasceu com paralisia cerebral, uma condição que afeta seu cérebro e nervos, impactando seus movimentos.
Ele chorou quase todo o seu primeiro ano de vida e um dia sua terapeuta olhou para nós e disse: ‘seu filho não sabe o que suas pernas são’”, contou Elnatan em um vídeo. Os médicos disseram a ela que seu filho não deveria ser encorajado a engatinhar ou andar, por medo de que isso causasse espasmos em seus músculos, ou algo pior.
Devastada pelo diagnóstico de Rotem, depois de quase duas semanas chorando, Debby decidiu ir contra as recomendações dos médicos e tentou encontrar uma maneira para que seu filho pudesse ter a experiência de andar. “Eu queria estar de pé enquanto Rotem estava em pé e eu queria que suas mãos estivessem livres para brincar e explorar o mundo”.
Demorou algum tempo e alguma prática para que Rotem pudesse andar mais do que alguns segundos. Eventualmente, ele e sua mãe conseguiram andar juntos em casa e em passeios por mais de duas horas. Debby usou o dispositivo até o filho completar 7 anos de idade e foi sempre aprimorando-o conforme ele ia crescendo.
Nos últimos anos, Elnatan esteve trabalhando para que sua invenção chegasse ao mercado para ajudar outros pais com o mesmo problema. Ele agora está sendo produzido pela Leckey, uma companhia na Irlanda do Norte, e começará a ser vendido já neste mês de abril.
Um grupo de 20 famílias tem testado o dispositivo nos últimos três meses. Com o Firefly UpSee, as crianças tem a oportunidade de participar de mais programas com a família.
O UpSee custa US$ 540 e pode ser usado com crianças de 3 a 8 anos, mas o terapeuta físico Joseph Schreiber, presidente da American Physical Therapy Association, afirma que os pais devem antes consultar os médicos das crianças antes de comprar e usar o equipamento. Ainda assim, ele se mostrou bem otimista sobre os benefícios que seu uso podem trazer na experiência das crianças com limitações físicas.

O UpSee pode não ajudar a tirar as crianças de sua condição limitante, mas é sempre emocionante o seu potencial para o desenvolvimento emocional, vendo os sorrisos em seus rostos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário