O cubo de Rubik, também conhecido como cubo mágico, é um quebra-cabeça tridimensional,
inventado pelo húngaro Ernő Rubik em 1974.Originalmente
foi chamado o "cubo Mágico" pelo seu inventor, mas o nome foi
alterado pela Ideal Toys para "cubo
de Rubik". Nesse mesmo ano,
ganhou o prémio alemão do "Jogo do
Ano" (Spiel des Jahres). Ernő Rubik demorou um mês para
resolver o cubo pela primeira vez. O cubo de Rubik tornou-se um ícone da década de 1980, década em que
foi mais difundido.
O
cubo de Rubik é um cubo geralmente
confecionado em plástico e possui várias
versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com
arestas de aproximadamente 5,5 cm. Outras versões menos conhecidas são a
2x2x2, 4x4x4 e a 5x5x5.
É
considerado um dos brinquedos mais populares
do mundo, atingindo um
total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.
Descrição
O
invento, descendente de um protótipo 2x2x2, criado por Larry Nichols (Lavourensis
Plenus) em março de 1970, é um quebra-cabeça que consiste em
um cubo. Cada uma das suas seis
faces está dividida em nove partes, 3x3, num total de 26 peças que se articulam
entre si devido ao mecanismo da peça interior central fixa, oculta dentro do
cubo.
História
O
primeiro protótipo do cubo foi fabricado em 1974 quando Ernő Rubik era
professor do Departamento de Desenho de Interiores da Academia de Artes e
Trabalhos Manuais Aplicados de Budapeste Hungria. Quando Rubik criou este
quebra-cabeça, a sua intenção era criar uma peça que fosse perfeita, no que se
refere à geometria, para ajudar a ilustrar o conceito da terceira dimensão aos
seus alunos de arquitetura. A primeira peça que realizou foi em madeira e
pintou os seus seis lados com seis cores distintas, para que, quando alguém
girasse as faces do cubo, tivesse uma melhor visualização dos movimentos
realizados.
Número de combinações possíveis no cubo de Rubik
Podemos permutar os oito
vértices do cubo, logo podemos arranjá-los de
formas diferentes.
Também podemos permutar suas
doze arestas, existindo assim
combinações para as mesmas.
Entretanto,
apenas metade das
possibilidades acima são verdadeiras, uma vez que não é possível permutar duas
arestas sem trocar também a posição de dois vértices, e vice-versa.
Também é possível girar todos
os vértices do cubo, salvo um, sem que nada mais mude no cubo. Uma vez que a
orientação do último vértice será determinada pela orientação dos demais, nós
temos
orientações distintas para os vértices.
O mesmo vale para a
orientação das arestas. Sendo assim, temos
possibilidades para elas.
No
total, o número de combinações possíveis no cubo de Rubik é:
Se
alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de um
movimento por segundo,
demoraria 1400trilhões de
anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação.
Teorias sobre a Resolução
Segundo
Gene Cooperman, "o cubo de Rubik é um teste básico para problemas de busca
e enumeração". Busca e enumeração é uma enorme área de pesquisa,
abrangendo muitos pesquisadores trabalhando em diferentes disciplinas - da
inteligência artificial às operações. O cubo de Rubik permite que os
pesquisadores de diferentes disciplinas comparem seus métodos em um problema
único e bem conhecido.
Os
movimentos executados para resolver o cubo, na realidade são comutadores, definidos pela fórmula:
[a,b] = a
* b * a ^ (-1) * b ^ (-1)
Solução ótima
Utilizando
a teoria dos grupos, Gene Cooperman e Daniel Kunkle testaram não apenas
movimentos individuais, mas também grupos de movimentos, de forma a otimizar a
solução. Foram 100 milhões de movimentos por segundo, até chegar ao resultado final.
E
parece haver espaço para melhorias nos cálculos. Em 1997, o professor de
ciência da computação Richard Korf afirmou que a solução ótima para o cubo de
Rubik é de 18 movimentos. Até
então, o melhor método, chamado de método Fridrich, elaborado por Jessica
Fridrich, possibilitava a resolução do cubo em menos de 1 minuto.
Algoritmo de Deus
Um
algoritmo que conseguisse resolver qualquer cubo de Rubik no menor número de
movimentos possíveis é designado por "algoritmo de Deus". Em 2005, o
menor número de movimentos para resolver o cubo era de 28. Em 2007, passou a
26. Em 2010, foi
provado que o número exato é 20. Para chegar a
esse cálculo, alguns matemáticos,
um engenheiro do Google e um programador dividiram o
problema em 2.217.093.120 partes. A partir daí, os pesquisadores usaram a
infraestrutura da companhia americana para processar os dados, chegando à
conclusão.
Permutações,
grupos e as Configurações do Cubo
Uma permutação é um rearranjo
de um conjunto de objetos. Matrizes são convenientes para descrever
permutações. Mas há um modo mais simples: a notação de ciclos. Um ciclo pode
ser pensado como uma série de transições de estado que acaba por retornar ao
estado inicial.
S1
→ S2 →…→ Sn → S1 Os movimentos R; L; F; B; U; D permutam o conjunto das
facetas. Um fato importante surge quando usamos a notação de ciclos: toda
permutação se decompõe como "produto" de ciclos disjuntos.
Aplicação Prática
Uma das possíveis aplicações
práticas desse algoritmo é, por exemplo, na Criptografia de Dados através da
Permutação.
Recorde
O recorde mundial de menor tempo
para solucionar o enigma do cubo mágico é
de 5.55 segundos conseguido pelo holandês Mats Valk em
Março de 2013.
Variantes
Algumas variantes do cubo de
Rubik:
![]() |
Pocket Cube
(2×2×2) |
![]() |
Cubo de Rubik original
(3×3×3) |
![]() |
A vingança de Rubik
(4×4×4) |
![]() |
O cubo do Professor
(5×5×5) |
Foram também criados versões
6×6×6 e 7×7×7, foram inventados por Panagiotis Verdes e são hoje
vendidos pela V-Cubes.
Outras variantes
Outras das variantes
consistem em interligar o poliedro utilizado. Na
maioria foram inventadas por Uwe Mèffert:
![]() |
Pyraminx |
![]() |
Skewb |
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Skewb Diamond (Diamante) |
![]() |
MegaMinx |
Fonte: Wikipédia
Como Resolver
Conheça mais no site abaixo
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